8.3.2024

A evolução dos carros elétricos

Originados no final do século XIX, seu desenvolvimento atual ganha impulso crescente.

A evolução dos carros elétricos

Apesar de protagonista da nova era da mobilidade urbana, o carro elétrico não é uma invenção recente

Criado por volta de 1880, em um estilo bem diferente do que vemos hoje, teve sua produção em larga escala em torno de 2010.

Rolls-Royce, o primeiro elétrico.


Mas o que aconteceu durante esse intervalo de tempo?

Nos anos 1900, os carros elétricos eram 38% da frota norte-americana, 16% a mais do que os modelos a gasolina. A produção de elétricos nos EUA teve seu auge em 1912. Eram carros fáceis de operar, não precisavam de manivela para dar partida nem exigiam destreza para a troca de marchas. Você deve estar se perguntando em que momento os elétricos perderam todo esse espaço no mercado, certo?

Pois então! Conforme a tecnologia de combustão interna foi avançando, a gasolina acabou conquistando um espaço maior no cenário automobilístico. A invenção do motor de arranque aposentou a manivela e deixou os carros a combustão mais interessantes para o público, além de mais baratos.

A crise do petróleo nos anos 1970 e a preocupação crescente com o meio ambiente resultou na busca por alternativas. Esse movimento levou ao “ressurgimento” do veículo elétrico, impulsionado pela tecnologia que posteriormente se tornaria essencial para os dispositivos eletrônicos portáteis modernos: a bateria de íon de lítio.

Bateria de Íon de Lítio

Apesar de ter sido inventada na década de 1970, a massificação da bateria de íon de lítio ocorreu nos anos 90. Nesse período, tivemos a comercialização de pilhas recarregáveis para dispositivos portáteis, como Discman e Walkman. Mais tarde, a tecnologia foi incorporada a celulares, laptops e tablets.

Em 2019, os inovadores dessa tecnologia receberam o Prêmio Nobel de Química por sua contribuição fundamental para dispositivos sem fio,  além de possibilitar um mundo menos dependente de combustíveis fósseis e favorecer o armazenamento de energia para fontes renováveis.

A importância da bateria de íon de lítio se dá a dois fatores essenciais: sua elevada densidade de energia (capacidade para armazenar 5x mais carga do que uma bateria de chumbo do mesmo tamanho) e durabilidade (demora para se deteriorar).

A relação com os carros elétricos

A implementação da bateria de íon de lítio em veículos automotivos aconteceu aos poucos. O primeiro veículo a atingir produção em massa foi o híbrido Toyota Prius, em 1997. No ano anterior, a GM lançou o EV-1, comercializado em locais específicos nos EUA.

Toyota Prius, 1997


Em 2006, a Tesla nasceu com a proposta de um automóvel esportivo totalmente elétrico e luxuoso. O lançamento do modelo Roadster em 2008, capaz de atingir 0 a 100 km/h em dois segundos, foi um marco notável. Elon Musk, inclusive, enviou um desses modelos para o espaço.

Tesla Roadster, 2008


Atualmente, o mercado da China lidera o setor, com 4,6 milhões de unidades vendidas em 2022. Por essa razão, fabricantes asiáticas como BYD, GWM e Chery estão de olho no mercado brasileiro, visando desempenhar um papel semelhante ao que Ford, Volkswagen e Fiat tiveram no passado. A BYD, inclusive, assumiu a fábrica da Ford em Camaçari (Bahia) após a retirada da montadora do mercado brasileiro.

Nos dias de hoje, praticamente todas as principais fabricantes automotivas oferecem opção 100% elétrica ou híbrida. O desafio agora é obter a infraestrutura de recarga necessária para todos esses veículos, por isso, a Zletric trabalha diariamente para suprir toda a demanda de recarga.

Já são mais de 700 estações espalhadas pelo Brasil, para facilitar o carregamento nas ruas, estradas e condomínios residenciais. Tudo para recarregar a autonomia de quem opta por um transporte mais sustentável e impulsionar ainda mais o avanço da eletromobilidade.

Baixe agora o App Zletric e conheça nossas estações de recarga.

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo e tire suas dúvidas.

Obrigado, em breve entraremos em contato!
Siga a Zletric nas redes


Ops! Algo saiu errado, tente novamente!

Compartilhe nas redes

Assine nossa Newsletter

Siga a Zletric


BLOG

Outros posts

Outros posts

Baixe agora o App Zletric e conheça nossas estações de recarga